segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Inveja


Leitura Biblica: 1 Samuel 19.1-17

Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
Romanos 12:14


A “INVEJA”  é um mau sentimento ligado ás “EMOÇÕES”, difícil de ser aceita por quem a  possui e de ser diagnosticada pela pessoa que dela é VÍTIMA.Ela leva o seu portador a julgar-se acima da lei:são sempre os outros os culpados de seus fracassos.
Ao mesmo tempo, o INVEJOSO pensa estar livre de JULGAMENTO pelas suas atitudes contraditórias com relação aos outros. O “CULPADO” por seus fracassos não recebe nenhuma piedade: sobre ele é colocado uma carga enorme de imperfeições.
O invejoso controla todos os movimentos e ações de sua “VÍTIMA”. Sabe tudo a respeito dela, mas sempre por meio de outras pessoas. Uma vez que não tem nenhuma simpatia por ela, não deseja se aproximar. Jamais menciona algo POSITIVO sobre tal pessoa: ela tem todos os defeitos e nada de virtude.
Alimenta sua MÁGOA sempre que o outro recebe algum tipo de vantagem. Acaba envolvendo outras pessoas em seus ataques, pois tem a necessidade de expor seus sentimentos negativos e precisa de apoiadores para as suas reclamações.

Movido pela INVEJA, Saul preparou armadilhas contra Davi desconsiderando o sentimento que Jônatas e Mical,seus filhos,tinham por ele. ATACOU o escolhido pelo Senhor para sucedê-lo no trono,ignorando que com isso estava confrontando o próprio DEUS – foi isso que Moisés afirmou para o REBELDE Corá (Nm 16.11).O texto que lemos hoje nos traz um dos personagens mais íntegros da Bíblia: Jônatas. Ao mesmo tempo em que foi um bom FILHO – e não é fácil agir assim com um invejoso como Saul – foi leal com aquele que seu pai, injustamente, via como INIMIGO. A amizade entre Jônatas e Davi durou até o fim de suas vidas. Quando teve oportunidade, Davi poupou a vida de Saul porque este era o rei ungido por Deus e também o pai de tão querido amigo.
A melhor maneira de ENFRENTAR a inveja, tanto em VOCÊ mesmo como a que parte de outros, é TEMER Á DEUS e amar ao próximo.



Quem tem em Deus e está contente com o que tem não tem motivos para sentir inveja.



Fonte: Livro Presente Diário
Read More

Joio




Leitura Biblica: Mateus 13.24-29, 36-42



Assim pelos seus frutos vocês os reconhecerão.
Mateus 7.20



O JOIO é uma erva daninha que lembra muito o trigo; aprendi que ele não pode ser colhido/processado junto com o trigo porque é tóxico. Na parábola de Jesus, fica claro que ele próprio semeia no mundo os "FILHOS DO REINO" (as pessoas que fazem a vontade DEle, mas o inimgo também semeia seus "filhos". Todo o tipo de " GENTE- ERVA-DANINHA" foi plantada pelo MAL; algumas são bem evidentes, mas outras facilmente se passam por filhos do REINO. A mentira se parece com a verdade; só um pouquinho de mentira misturada com a verdade torna-a uma completa mentira.

COMO SE SEPARA O JOIO DO TRIGO? No tempo da colheita, quando os frutos já se diferenciaram o suficiente. Esta colheita será no dia glorioso  em que Jesus voltar  para estabelecer o seu Reino na terra; portanto, neste momento  não é o caso  de sair julgando se os outros são JOIO ou TRIGO. Mas, por outro lado, como posso estar seguro de que eu mesmo não seja uma ERVA-DANINHA no meio do TRIGO que Jesus plantou neste mundo, enganando a mim mesmo por ter algumas semelhanças com o que Ele plantou? Conheço meu próprio coração, onde o fruto ( o resultado dos meus pensamentos e ações) se manifesta bem antes  de ficar visível para você, e percebo que ainda existe lá dentro uma enorme tendência  de agir conforme minhas próprias vontades.
Embora não seja o caso de julgar os outros, acho que é uma BOA IDÉIA avaliar a mim mesmo. A grande diferença entre o JOIO e o trigo está na sua ESSÊNCIA, que se manifesta no que é produzido a partir do coração. Se perceber que lá dentro, apesar da boa aparência externa, continuo agindo como filho do inimigo, e pior, me sentindo a vontade com isto, o melhor é correr para JESUS: só ELE pode transformar JOIO ARREPENDIDO EM TRIGO, que não se conforma em agir como erva daninha, mas sofre, chora e luta contra sua antiga natureza até o dia em que JESUS completará a sua obra em nós.



SUA VELHA TENDÊNCIA DE SER JOIO O INCOMODA?
ISTO JA É UM BOM COMEÇO PARA MUDAR.


Fonte: Livro Presente Diário (30 de agosto)

Read More

© Blog da Adoradora Joyce, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena