sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O rugido do leão



O LEÃO é famoso por sua exclusiva habilidade vocal de fazer soar um rugido que pode ser ouvido a quilômetros. O rugido do leão é considerado um “dos mais impressionantes sons naturais”. O leão ruge, em geral, à noite ou ao amanhecer. Tanto o macho como a fêmea rugem e, às vezes, o bando inteiro dá um rugido comunitário.

  Os cientistas que estudam o leão acham que o rugido tem diversas finalidades. Os machos rugem para avisar sobre os limites do seu território e para mostrar agressividade, alertando outros machos que talvez entrem no seu território. Apropriadamente, a Bíblia refere-se aos agressivos, orgulhosos e gananciosos governantes da Assíria e de Babilônia como “leões novos, jubados” que, rugindo, se opunham violentamente ao povo de Deus e o devoravam. — Isaías 5:29; Jeremias 50:17.

  O rugido permite que os membros do bando se localizem quando separados pela distância ou escuridão. Depois da captura de uma presa, o rugido avisa outros membros do bando do local da refeição. Sobre essa característica, a Bíblia comenta: “Fará o leão novo jubado ouvir a sua voz desde o seu esconderijo se não tiver apanhado nada?” — Amós 3:4.


Surpreendentemente, ao caçar animais selvagens, o leão não usa o rugido como estratégia de caça para assustar a presa. No livro The Behavior Guide to African Mammals (Guia de Comportamento dos Mamíferos Africanos), Richard Estes menciona que não há “nenhum indício de que o leão ruja deliberadamente para levar a presa para uma emboscada (pela experiência que tenho, as espécies que lhe servem de alimento em geral ignoram seus rugidos)”.


  Então, por que a Bíblia se refere a Satanás como ‘leão que ruge, e que procura a quem devorar’? (1 Pedro 5:8) Embora animais selvagens aparentemente não se intimidem com o rugido do leão, isso não acontece com o homem e seus rebanhos domésticos. O som aterrorizante do rugido do leão, ressoando na escuridão da noite, assustaria e intimidaria quem não estivesse protegido atrás duma porta trancada. Há muito tempo, foi dito apropriadamente: “Há um leão que [rugiu]! Quem não terá medo?” — Amós 3:8.

  Satanás usa habilmente o medo para intimidar as pessoas e torná-las submissas. Felizmente, o povo de Deus tem um aliado poderoso. Com forte fé no apoio de Deus, eles têm êxito em resistir a esse poderoso “leão que ruge”. Incentiva-se os cristãos a ‘tomar sua posição contra ele, sólidos na fé’. — 1 Pedro 5:9.

0 comentários:

© Blog da Adoradora Joyce, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena