terça-feira, 25 de setembro de 2012

Aleluia ( Origem)

Aleluia é abreviatura de Deus é Fiel para Cumprir suas promessas.
Em HEBRAICO uma transliteração do hebraico (Halləluya ou Halləlûyāh  - Lendo-se da direita para a esquerda, como se faz em hebraico) a primeira parte da palavra Hallelu (significa "Louvem! Adorem!" ou "Elogio"; a segunda parte da palavra é Yah (Jah) ), uma forma abreviada do nome de Deus, Javé. Yah ou Jah constitui a primeira metade do Tetragrama), o nome do Deus da Bíblia, pronunciado em português.
Portanto, aleluia significa "Louvem Deus Javé", ou "Adorem Deus Javé", ou "Elogio Deus Javé".
Existe outra teoria que defende que Aleluia não tem nenhum significado especial e que seria a transliteração do ulular como exultação de alegria próprio do povo de Israel. Ainda hoje se pode encontrar entre as tribos semitas e africanas o costume de mostrar alegria através do ulular. Em defesa desta teoria está o facto de o nome de Deus aparecer truncado, o respeito que os hebreus tinham pelo nome sagrado de Deus nunca lhes permitiria semelhante irreverência.
Esta palavra de elogio ou louvor a Deus é utilizada em cultos e orações da maioria dos cristãos. A forma latina aleluia é usada em muitos idiomas tanto por protestantes como por católicos em preferência à forma Hallelujah.
A palavra Hallelujah é usada no Judaísmo como parte das orações de Hallel. A palavra aleluia aparece 24 vezes no Velho Testamento da Bíblia cristã, que corresponde grosso modo aos conjuntos de livros Tanach (Torah, Neviim e Kethuvim) do Judaísmo. O termo é usado para iniciar e/ou concluir os Salmos (em hebraico תהלים, Tehillim), com exceção do Salmo 135:3. Aleluia aparece junto com a palavra "amém" no Salmo 106:48.
A palavra aleluia aparece quatro vezes no Novo Testamento, no livro do Apocalipse de São João, transliterado em grego como Αλληλούια.



 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aleluia
Read More

© Blog da Adoradora Joyce, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena