quarta-feira, 2 de julho de 2014

Síndrome de Hofni e Finéias

I Samuel 2:22 a 25


22 - Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.
23 - E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois ouço de todo este povo os vossos malefícios.
24 - Não, filhos meus, porque não é boa esta fama que ouço; fazeis transgredir o povo do SENHOR.
25 - Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o SENHOR, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar.

Para começar vamos explicar o que é síndrome:


A medicina define como: Estado mórbido caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas, e que pode ser produzido por mais de uma causa. Ex.: síndrome de obstrução intestinal, síndrome de insuficiência respiratória, etc. 

Figurativamente é: Conjunto de características ou de sinais associados a uma condição crítica, suscetíveis de despertar reações de temor e insegurança: Essa se encaixa bem nessa história.


Quem eram Hofni e Finéias?


Eram filhos do Sacerdote Eli, responsável pelos trabalhos do templo, diz a bíblia que Eli já era velho e pesado, também já tinha a vista embaçada, quase nada ele enxergava, era um Sacerdote que precisava de alguém para lhe substituir nos trabalhos do templo. Pela tradição da época, os filhos de Eli é que tinham esse legado de receber a herança sacerdotal. Mais as coisas não andavam bem para eles, apesar de Hofni e Finéias serem filhos de um sacerdote e até ajudar seu pai nos rituais sagrados, os dois não andava de acordo com as leis de Deus, o caráter deles estava deformado e isso lhes trouxe algumas conseqüências desagradáveis.
Poderíamos aqui destacar inúmeros motivos pelo qual Hofni e Finéias tinham esse caráter deformado, mais vamos analisar apenas três deles, que certamente foram os piores.


1º Sintoma – Falta de compromisso com a obra de Deus.


I Sm. 2:12, 13ª. “Os filhos de Eli eram ímpios, não se importavam com o Senhor nem cumpriam os deveres de sacerdote para com o povo”.

Da mesma forma acontece hoje com muitos de nós, queremos o titulo de servos de Deus, queremos ser conhecidos como uma geração que faz a diferença. Mais será que estamos realmente fazendo a obra de Deus da forma correta, será que estamos levando o povo a conhecer os caminhos do Senhor?
Ou será que a síndrome da “falta de compromisso com a obra de Deus” está nos impedindo.
A palavra diz: Maldito é aquele que faz a obra relaxadamente.
Você está cumprindo seus deveres de servo de Deus?

2º Sintoma – Desobediência às instruções da palavra de Deus.


I Sm. 2:16. “Se o homem lhe dissesse; Deixe primeiro a gordura se queimar e então pegue o que quiser, o auxiliar respondia; Não, entregue a carne agora. Se não eu a tomarei a força”.

Hofni e Finéias não se importavam em cumprir os cerimoniais sagrados de sacrifício do povo para Deus, e com essa desobediência e falta de compromisso faziam com que o povo continuasse no pecado, foi por isso que Deus enviou Jesus para morrer por nós, por que os sacerdotes estavam se corrompendo o sacrifício estava sendo apenas mais um ato religioso sem propósito algum.
Assim estamos muitos de nós hoje, alguns estão recebendo instruções para seu crescimento e estão rejeitando. Talvez isso seja resultado da altivez do sucesso que alguns têm por causa da mídia. Ou seja, se alguém tem nome reconhecido nacional ou internacionalmente, suas palavras são ouvidas mais facilmente e até vira moda em alguns meios. Mais se é nosso líder que fala ou até mesmo um irmão que se senta do nosso lado na hora do culto, isso pode até gerar comentários como; Lá vem ele querendo ser o sabidão, só quer ser o santão da igreja, só quer ser o certinho... O conselho dado por um simples irmão em 99% dos casos são rejeitados, mais 100% das palavras ouvidas nas televisões ou nos DVD´s de ministrações que compramos são ouvidas e praticadas, mesmo que sejam colocadas de forma errada, por que o importante é ta na moda. Desobedecer ao líder ou o pastor tudo bem, é legal, mais desobedecer à voz do DVD é pecado e leva para o inferno. Esse é o pensamento de muitos na igreja de hoje!


3º Sintoma – Não aceitar a disciplina.


I Sm. 2:25. “Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o SENHOR, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar”.

Hofni e Finéias foram repreendidos pelo seu pai que estava ouvindo reclamações do povo a respeito deles por causa de seus comportamentos reprováveis perante o Senhor. E por isso, Deus queria matá-los, por que estavam pecando e levando o povo a pecar, e principalmente por que não queria se concertar diante de Deus, não queriam se arrepender das suas impiedades. Os dois foram repreendidos pelo seu pai Eli, mais não deram ouvidos, fizeram pouco caso, não reconheceram a autoridade paterna. Muitos jovens estão vivendo assim, sem reconhecer a paternidade de Deus, levando uma vida a beira do caos espiritual, porque não aceitam ser disciplinados quando erram, não aceitam ser reclamados, até parecem os intocáveis, e quando o líder ou o pastor fala alguma coisa o abençoado se incha, se espora, fica a ponto de puxar uma faca e arrancar a orelha de quem está lhe repreendendo, como fez Pedro quando Jesus estava sendo preso pelos soldados romanos. É fácil se armar para brigar diante dessas situações, o difícil mesmo é ter o caráter de Jesus. Você já reparou quando gente quer ser como o Marcos Feliciano, como Silas Malafaia, como fulano, sicrano, mais dificilmente se vê alguém falando que quer ser igual a Jesus.


Conclusão:


Por causa desses pecados a arca da aliança que antes ficava em Israel foi tomada pelos filisteus, na batalha para tomar a arca, Hofni e Finéias acabaram morrendo. E por causa desses dois, Deus quase extinguiu toda uma geração de sacerdotes. Eli o sacerdote, já estava velho demais para continuar a dirigir os trabalhos no templo, além de tudo também estava cego. Foi ai neste meio tempo que nasceu Samuel que foi consagrado a Deus e ouviu todas as instruções que lhe foram ensinadas, e com oito anos de idade Samuel assumiu seu lugar de sacerdote no templo. Após isso Eli que já era velho e pesado recebeu a noticia da morte dos filhos, não resistiu a noticia, caiu para traz na cadeira que estava sentado e morreu com o pescoço quebrado.
Isso quer dizer que se você não tomar uma posição, Deus vai começar a levantar uma geração de Samuel neste lugar, e gente que entrou na igreja ontem, vai começar a tomar lugar de sacerdote, sendo assim líder daqueles velhos que insistem em continuar na síndrome da falta de compromisso, da desobediência e da rejeição a disciplina.


Read More

Hofni e Finéias


Hofni e Finéias eram como são, hoje, o que chamamos de filhos da igreja. Foram criados na Casa de Deus, no Templo, perante as coisas mais sagradas que existiam na sua época. Ouviram falar de como era poderoso e zeloso o Deus de Israel. Ouviram do Êxodo e dos grandes milagres. Quando crianças, corriam e brincavam nas imediações do Templo, sempre muito perto da presença de Deus. Cresceram e Aprenderam a oferecer os sacrifícios e a trabalhar naquele que era um dos cargos eclesiásticos mais importantes da época: eram sacerdotes. Eram filhos do Sumo-sacertode. Esses dois homens tinham tudo para experimentar o que tinha de mais excelente na presença de Deus.

O que aconteceu com eles é um alerta para nós: As coisas sagradas faziam parte da rotina deles e passaram a parecer comuns, ordinárias, corriqueiras. MAS ERAM COISAS SAGRADAS. A partir daí, eles passaram a agir com leviandade, desprezando o serviço do templo e agindo com irreverência diante do Altíssimo.

Hofni e Finéias não acreditaram no Juízo do Senhor, acharam que poderiam usar as coisas de Deus em favor de seus próprios interesses e que tudo estaria bom. Não tiveram temor, e o temor do Senhor é o princípio do saber.

Eles lidavam todos os dias com as coisas mais sagradas e as desprezavam e foi terrível o final deles.

Quando lemos essa parte da narrativa bíblica, temos a tendência de colocar Hofni e Finéias como “vilões” e de falar de Samuel como uma espécie de “mocinho e herói”.

E as coisas são mesmo assim!

Mas, hoje, parei para olhar para esses dois moços com mais atenção e me senti terrivelmente propensa a fazer as mesmas coisas. Se analisarmos a situação com mais sensibilidade, veremos que todos nós corremos o grave risco de cometer o pecado deles, pois lidamos com o que tem de mais Sagrado e Santo todos os dias. Temos o Espírito de Deus dentro de nós. Que o Senhor nos ajude a não desprezarmos a voz do Espírito Santo.

Eu sei que a perfeição somente virá com a glorificação, após a segunda vinda de Cristo, mas peço a Deus para ter reverencia e amor a Ele a ponto de não me manter deliberadamente no pecado e de não desprezar a Palavra de Deus. Que o Senhor nos ajude a não usarmos o nome Dele em vão, a não brincarmos com as coisas sagradas, a não usarmos as coisas de Deus com leviandade, para nosso própria riqueza e glória.

Que o Espírito Santo nos ajude a ama-lo com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com toda nossa força (Deuteronômio 6:4 e 5).

Que, nós, os filhos da Igreja, cresçamos reverentes à Palavra de Deus. Amando ao Senhor e entendo a verdade das Escrituras. E, assim, que os filhos da igreja de Cristo cresçam como Samuel:

“Mas o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens” (I Samuel 2:26).

Mas, se você ainda não teve uma experiência real com o Senhor, o Deus Vivo, ainda há tempo de entregar a sua vida a Ele e, depois disso, você perceberá como é real e verdadeira a presença dEle em você todos os dias.
Read More

Meninas são consideradas deusas no Nepal

No Nepal algumas meninas são consideradas deusas por hindus e budistas que acreditam que elas são reencarnação da deusa hindu Durga. Essas meninas são chamadas de Kumari, palavra que significa ‘jovem solteira’ e são veneradas até terem a primeira menstruação.
Samita Bajracharya, hoje com 12 anos, foi por alguns anos uma Kumari. Moradora da cidade de Lalitpur, ela não podia sair de sua casa a não ser para participar de rituais religiosos.
A vida de Samita era receber religiosos em sua casa, tendo os pés beijados e ouvindo as preces dos fiéis que recebiam uma marca vermelha na cabeça.
A mãe de Samita tinha que aplicar uma maquiagem intricada ao rosto da filha e não podia deixá-la sair de casa e quando era para participar de um ritual religioso, ela precisava ser carregada no colo, pois não poderia tocar o chão.
Centenas de pessoas faziam filha para chegar perto de Samita e receber sua benção. Para receber os fiéis, a garota ela levada para um trono montado no centro do pátio em frente à sua casa. O imóvel, tinha na entrada uma placa dizendo “deusa viva”.
Antes de Samita a Kumari era Chanira Bajracharya, hoje com 19 anos, ela contou à BBC que após sua primeira menstruação ela precisou enfrentar o mundo lá fora, indo para a escola e até sofrendo preconceito.
“Quando sai de casa pela primeira vez, não sabia como andar direito”, diz ela que foi deusa viva até os 15 anos. Ela precisou aprender a caminhar e para não perder os anos escolares, recebeu aulas particulares em sua casa.
Samita contou com o apoio da Chanira durante a fase de transição. Por serem amigas, a nova ex-deusa pode saber o que aconteceria com ela assim que passasse a menstruar.
Assim que Samita teve sua primeira menstruação ela foi trancada em um quarto onde a luz do sol não entrava, segundo Chanira nenhum homem poderia entrar nesse quarto, apenas os parentes do sexo feminino e as amigas.
Depois de 12 dias da primeira menstruação, as Kumari deixam de ser consideradas como deusas e podem caminhar para fora de casa vivendo como adolescentes normais.







Com informações G1.
Read More

© Blog da Adoradora Joyce, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena